Já pensou em colocar sua empresa no Google Meu Negócio?

Coluna HANS TRAPP – Vendas e Estratégias de Marketing

Publicado no Jornal O Pardal edição nº 9

 

Mas o que é o Google Meu Negócio, Hans?
O Google Meu Negócio é uma plataforma do Google disponibilizada apenas para empresas. Ela tem a finalidade de divulgar o seu negócio de maneira gratuita nos resultados de pesquisa tanto no Google, Google Maps e G+.
O que é preciso para fazer o cadastro?
Ser uma empresa, é claro! Ao se cadastrar no Google Meu Negócio, você terá que preencher um formulário com todas as informações da sua empresa como o nome do seu estabelecimento, endereço, dados de contato, telefone e e-mail, site (caso tenha), horários de funcionamento, fotos do local e uma descrição do que sua empresa faz.
Como isso vai te ajudar, empreendedor?
Caso alguém aqui em Juquitiba pesquise sobre sua empresa ela vai aparecer na pesquisa do Google com as informações que você cadastrou e ajudará o futuro cliente a conhecer você através das informações ali contidas.
Caso alguém aqui em Juquitiba ou em algum bairro próximo ou turista da cidade pesquise sobre algum serviço seu, o Google irá mostrar o seu Negócio já que a palavra chave estará na descrição que você cadastrou.
Na prática o usuário pesquisa no Google por “Pizza” ou “Pizzaria em Juquitiba”, por exemplo e a pesquisa irá mostrar a pizzaria que estiver mais perto dele (o localizador do celular deve estar ativado, no PC o google usa o endereço de IP). Se por um acaso todas as pizzarias da cidade estiverem cadastradas no Google Meu Negócio, vai aparecer aquela que estiver mais próxima a quem estiver pesquisando.
Como colocar minha empresa no Google Meu Negócio?
A primeira coisa a se fazer é ter uma conta no Gmail em nome do Proprietário do Negócio. Isso porque você terá que autenticar algumas informações nos próximos passos.
Baixe o aplicativo ou entre pelo PC no Google Meu Negócio e entre com os dados do Gmail que criou.
Insira o nome da empresa, telefone, site e a categoria de mercado (depósito de construção, contabilidade, pizzaria, etc.). Confirme sua autorização para gerenciar a empresa e ao confirmar essa informação, você será encaminhado para uma outra página em que o Google propõe o envio de um código de verificação postal para o endereço fornecido por você. Aceite!
Depois, você já será redirecionado para o seu painel de controle. No entanto, para começar a editar suas informações e fazer com que elas sejam exibidas nas buscas e nos mapas, você deverá confirmar o código enviado pelo Google. Esse código chega via Correios e demora, em média, de 7 a 15 dias úteis para chegar em seu endereço.
Após o cadastramento, o Google começa a coletar dados para mostrar o fluxo de pessoas, comentários dos clientes e outros dados nas pesquisas.
Coloque sua empresa no Google Meu Negócio e veja suas chances de vender mais aumentarem cada vez mais, e melhor ainda, sem investir nada! Com o tempo você verá que tem como fazer publicações e otimizar sua presença digital, mas isso é assunto para outra matéria.
Espero que tenha gostado dessa dica!
Até a próxima edição do Pardal e um Grande abraço!
Hans Trapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *