7 Segredos do Sucesso da Disney – Hans Trapp – Jornal O Pardal

Coluna HANS TRAPP – Vendas e Estratégias de Marketing

Publicado no Jornal O Pardal edição nº 4

 

Estes dias estava tomando um café e conversando com um amigos sobre o Estrondoso sucesso da Disney e acabei me lembrando de alguns trabalhos que fiz na faculdade para entender porque a Disney World é tão boa e fazem mais de 50% dos visitantes retornarem aos parques.
Segundo o Livro “Bastidores da Disney”, existem 7 Segredos responsáveis pelo estrondoso sucesso da empresa, acompanhe e tente aplicar na sua empresa caso seja aderente:
1º – Concorrente é qualquer empresa com a qual o cliente te compara – A Disney acredita que os clientes podem comparar seu atendimento com o dos correios, com o pedido de uma loja ou presteza do gerente do banco. Assim, eles se forçam a entender o que seus “concorrentes” têm de melhor no atendimento e contato com seu público para melhorar ainda mais os seus serviços.
2º – Fantástica atenção aos detalhes – Em uma das ruas do parque existem postes para amarrar os cavalos de passeio, que sofrem um desgaste diário na tinta. Essas partes desgastadas são retocadas e trocadas todas as noites para que pareçam novas todas as manhãs. Perceba que a empresa que se preocupa com a pintura de um poste prestará a mesma atenção a qualquer coisa que envolva o contato com seu cliente.
3º – Todos mostram entusiasmo – Uma vez teve um furacão que arrancou telhados do cenário dos parques e parte da equipe virou a noite ajudando, não porque valia hora extra, mas porque estavam comprometidos em deixar o parque bonito para o dia seguinte. O entusiasmo dos colaboradores é grande porque estão todos focados em garantir a melhor experiência para os visitantes. Isso é a Magia Disney!
4º Tudo mostra entusiasmo – O Hall dos presidentes tem reproduções fieis dos presidentes antigos e as costuras das roupas foram feitas à mão com tecidos fabricados por velhos métodos. Exagero? Pode se que sim, mas isso serve para dar mais valor para o parque e que isso se reflita na motivação dos membros do elenco. Outro exemplo é tinta dourada do carrossel. Cada parte dourada é pintada com tinta de ouro de 23 k. Todos os membros do elenco sabem que esta tinta é de ouro e isso é importante para eles, isso gera valor na mente dos colaboradores.
Atente-se aos detalhes que afetam diretamente a experiência do seu cliente com você, desde entrar no estabelecimento até o uso do seu produto em sua casa.
5º Múltiplos pontos de escuta – A Disney possui vários meios de entender a satisfação do seu cliente, por telefone é a mais formal e completa, por carta, e-mail ou um orelhão do Mickey no parque com tela touch. Mas a mais efetiva é a dos próprios funcionários que estão atentos ao que está acontecendo ao seu redor. Um exemplo disso é de um casal que estava fazendo aniversário de casamento e na fila de espera para entrar no restaurante um dos funcionários descobriu isso. Correu na cozinha e pediu um bolo de aniversário para surpreendê-los na mesa com uma dedicatória. Adivinha se eles mandaram uma carta agradecendo o momento?
6º Recompensa, Reconhecimento e Comemoração – Eles recebem muitas cartas e e-mails dos visitantes dizendo o quão maravilhoso foi a viagem e elas são encaminhadas para o setor responsável. Seja a limpeza, os personagens ou cuidadores dos brinquedos com honrarias para dar exemplo dos demais, isso é o reconhecimento em ação.
7º Todas as pxssoas são importantxs – Perceba a falta que faz a letra “E” neste título… Mesmo tendo o X para substituir a gente sente a diferença, pois ela tem sua função. As pessoas sãomais importantes ainda em uma organização, e a Disney entendeu essa sacada valorizando e mostrando o valor de cada membro do elenco, exaltando seus acertos e corrigindo em particular! Você já fez isso com sua equipe? Este pode ser o melhor jeito de extrair o melhor delas e incentivar o seu desenvolvimento.
Esses são os 7 segredos do Sucesso da Disney, entenda e releia cada um desses segredos e tente aplica-los ao seu negócio, você fará a diferença na vida dos seus clientes e eles vãvoltar, com certeza!
E você? O que acha desses 7 Segredos que o Livro Bastidores da Disney nos conta?
Abraço e até o mês que vem!
Hans Trapp

admin

Jornal O Pardal, distribuído gratuitamente nas cidades de Juquitiba e São Lourenço da Serra, formato Germânico impresso à 4 cores. Com uma diagramação moderna e comunicativa as matérias são sempre de agrado do público. Leia você, também, o Jornal O Pardal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *