Como melhorar suas vendas com os 4Ps do Marketing-Parte 1

Coluna HANS TRAPP – Vendas e Estratégias de Marketing

Publicado no Jornal O Pardal edição nº 3

Qual empresário nunca se fez a seguinte pergunta: Como posso ter mais clientes?
Obviamente vender mais é algo que está na mente de todo empresário, e por um bom motivo, o negócio é feito para gerar lucros.

Mas, para que a empresa gere lucro, é preciso vender!

Vamos falar nesta edição sobre os 4 Ps de Marketing e como eles podem ajudar a alavancar as vendas do seu negócio.

Fazer uma análise sobre seu Produto, Ponto, Preço e suas Promoções, deixará mais claro como podemos neutralizar os lados negativos, e potencializar os lados positivos do seu negócio. Falaremos de 2 Ps hoje: Produto e Praça, os outros dois ficarão para a próxima edição do “O Pardal”.

Pergunta sobre seus PRODUTOS/SERVIÇOS:
– Você já definiu qual seu Produto/Serviço principal? E o secundário? Vale ter isso claro, para saber o quanto divulgar ou promover cada um deles dentro ou fora do estabelecimento. Exemplo: Qual o produto principal do Mc Donalds? O lanche! E o secundário? A batata! Não é à toa que se você pede só o lanche, a atendente te pergunta: “acompanha batata por mais R$7,00”? Geralmente, quando ela oferece você aceita, e assim acontece a venda do produto primário e secundário de uma só vez! E para ter a certeza de que você vai comprar todos os produtos deles, criaram o combo com lanche, batata e bebida. Que tal fazer combos promocionais em seu negócio para que o cliente compre mais?

-Quem é seu público? Crianças, Adolescentes, adultos, homens, mulheres? Classe alta, média ou baixa? O produto que você oferece no seu estabelecimento está de acordo com seu público?
– Você está agregando valor aos seus produtos? Ex.:Fazer entregas ao cliente em alguma embalagem ou sacolinha personalizada, serviço de Delivery seja você um restaurante, padaria ou até farmácia.
– O seu atendimento é diferenciado? Ex.: Enviar um cartãozinho de agradecimento junto com a embalagem; Acompanhar seu cliente até a porta. Seu cliente vai entender isso como um diferencial.
– Você dá algum benefício a mais que seu concorrente, ou o cliente compra somente porque gosta de você?
– Você que vende serviços mensais, tem um grupo no Whats ou Face para incentivar a interação do seu público com você?
Estas respostas são variadas para cada tipo de negócio, e a reflexão sobre esses assuntos podem te dar uma luz para a SUA solução.

PONTO:
– Você está bem localizado?
– Você é visto por pelo menos 30% das pessoas que transitam pela Cidade?
– Você tem alguma forma de chamar a atenção do público para onde você está localizado?
Se você respondeu “não”, então precisa investir mais em Marketing para lembrar seus clientes que você existe!
Não tem o “zap” deles? Faça um banco de dados, lembra que falei disso na edição anterior? Lembre-se: “Quem não é visto não é lembrado”. Esteja onde seu público está, se ele não estiver transitando na sua rua, esteja você no Facebook, whatsapp e instagram dele, postando algo sobre você.

Na próxima edição do Pardal, vamos falar um pouco sobre Preços e Promoções.

Fique ligado e até a próxima!

 

Hans Trapp

 

admin

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